domingo, 22 de abril de 2018

Ex Africa, exposição em SP


Exposição que traz ao CCBB pela primeira vez um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente e da identidade da África moderna, marcada por uma diversidade de encontros culturais e interações, por processos de intercâmbio e aculturações, através da recente produção de 18 artistas, vindos de 8 países africanos. A eles se juntam também dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula.

28 de abril, às 11h – Performance de Jelili Atiku, “Alaagba”

Alaagba é o título do performance e instalação do artista nigeriano Jelili Atiku, que integra a exposição Ex Africa. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o tema da performance é reabrir e revisitar discussões sobre a questão da descolonização da África, através de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza. Atiku leva o público para um passeio ao ar livre e convida o espectador a acompanhá-lo neste caminho, que é concluído em sua sala dentro da exposição.
Classificação Indicativa: livre.
Entrada franca.

Palestra

No dia 29 de abril, às 15h, Alfons Hug, curador da exposição, discute a produção artística e os caminhos entre Brasil e África, juntamente com um artista convidado, passando pelos desafios e aproximações entre ambas as nações no mundo contemporâneo.

Classificação Indicativa: livre.
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de 1 hora antes do início.

Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e emculturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Guia Auditivo

Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/ex-africa-4http://culturabancodobrasil.com.br/portal/ex-africa-4

CCBB

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/ex-africa-2


/