sábado, 14 de abril de 2018

Estruturas do Estado - não em Goiás - estão sendo usadas em prol da cinebiografia de um spin charlatão

Alunos da UNINASSAU assistem o filme “Nada a perder”

Estudantes assistiram o filme sob a supervisão de docente.
Assisti à cinebiografia de Torquato Neto e fica aqui meu pedido de desculpas pois, ao contrário do que informava chamada deste post, a documentário sobre este importante poeta da Tropicália, não fora trocada pela biografia de um spin charlatão.

Como eu já havia suspeitado, até mesmo face a coincidência de horários, não é verdade que o filme sobre o charlatão esteja sendo exibido por lá.



Ao contrário do que publiquei com base em fonte não confiável - hoax citando o Cine Cultura como local de exibição da referida cinebiografia religiosa, não em Goiás, e sim noutros Estados, o que não deixa de ser grave, pois que aponta para certas coisas que acontecem Brasil afora, como se fosse aceitável.

Alunos da UNINASSAU assistem o filme “Nada a perder” Evento foi uma parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus

A noite desta terça-feira (3) foi marcada por diversão e muito aprendizado para os discentes da Faculdade UNINASSAU Salvador. Eles  foram assistir a exibição do filme “Nada a perder – Contra tudo. Por todos”, no cinema do Shopping Barra. A obra foi lançada no Brasil na última quarta (29), e conta a história de vida do bispo Edir Macedo, fundador  e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus.
A atividade externa foi realizada em parceria com a Igreja Universal e reuniu alunos de diversos cursos de graduação da Instituição de Ensino Superior (IES). A coordenadora do curso de  Ciências Contábeis, Rosenilda Rozendo, ressalta a oportunidade de entender as estratégias utilizadas no processo de ascensão da Igreja. “É possível perceber a determinação e perseverança em prol de uma missão, e isso, de fato, serve como exemplo para qualquer pessoa”, explica.
“Nada a perder” é o primeiro dos três filmes que vai retratar a vida do bispo, desde a infância até os dias atuais. A obra traz em seu elenco atores brasileiros renomados como: Petrônio Gontijo, Dalton Vigh, André Gonçalves, Beth Goulart, Eduardo Galvão e outros.

https://www.uninassau.edu.br/noticias/alunos-da-uninassau-assistem-o-filme-nada-perder


Escola Municipal resolve levar alunos para filme de Edir Macedo e abre polêmica

De acordo com direção da escola, os ingressos foram doados, mas tem mãe que não gostou de educação misturada com religião, por Thaís Pimenta

Fachada da Escola Municipal Professor Luis Antonio de Sá Carvalho. (Foto: Thaís Pimenta)Fachada da Escola Municipal Professor Luis Antonio de Sá Carvalho. (Foto: Thaís Pimenta)
Ao buscar o filho na Escola Municipal Professor Luís  Antônio de Sá Carvalho, uma mãe recebeu a notícia que parecia positiva a princípio, mas que no fim não agradou nem um pouco. Animado, o menino contou que quatro turmas iriam para uma sessão de cinemaA mãe gostou da iniciativa, até descobrir qual seria o filme e o caso abriu mais uma vez a discussão sobre o estado laico, que deve separar educação pública de religião. 
Ao ver o pedido de autorização por escrito, antes da assinatura da responsável a mãe descobriu que o filme programado para as crianças assistirem era o “Nada a Perder”, que conta a história de Edir Macedo e lhe apresenta como um mártir da Igreja Universal do Reino de Deus, e em nada contesta a vida de um dos homens mais polêmicos no cenário religioso nacional.
O longa estreou essa semana com 2,2 milhões de ingressos vendidos, mas com as salas de cinema vazias.
“A escola, que é pública, tem os ingressos e um ônibus a disposição dos estudantes para esse fim. Como vou explicar pra ele que eu não gosto nem um pouco da ideia de dar Ibope a essa criatura? Como vou impedi-lo de sair curtir com os amigos da escola?”, diz ela em um post em sua página pessoal do Facebook.
De outras mães, ela ganhou apoio nas redes sociais. "Pergunta pra escola quando vai ser a sessão de algum filme sobre o Chico Xavier", ironizou uma delas. "É a tal da escola sem partido agindo", postou um pai.
A mãe não autorizou o filho a ir e ligou para o colégio em busca de um posicionamento da diretora. “Falei que não concordava com aquilo, que eu não sou obrigada a deixar meu filho ir. Lógico que eu sei que não sou obrigada, mas o menino vê os amigos indo e quer ir também porque pra ele é só mais uma curtição no shopping”, postou.
Cena do filme Nada a Perder.  (Foto: Divulgação)Cena do filme "Nada a Perder". (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com a mãe, a direção explicou que o colégio ganhou esses ingressos da Força Jovem da Igreja Universal.
A equipe do Lado B tentou ouvir o posicionamento da escola, porém a diretoria do colégio disse que só fala por meio da autorização da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Já a secretária não respondeu ao questionamento sobre o filme escolhido, disse apenas que “a direção da escolaencaminhou às famílias dos alunos, bilhetes solicitando autorização para o passeio. As famílias têm a liberdade de autorizar ou não que o filho participe do passeio. Os pais também poderão acompanhar os filhos na exibição do filme. Ressaltamos que o passeio ocorrerá no contraturno, ou seja, fora do horário de aula dos alunos, o que não prejudicará as atividades pedagógicas do dia”.
Na porta da escola, as opiniões se dividem. Naryelle Coelho de Souza é mãe de um menino de cinco anos e, para ela, a escolha do filme não tem nada a ver com o que uma criança gostaria de assistir. “Acho que deviam levar pra ver outro filme. É um passeio em vão, na minha opinião. Se meu filho não para nem pra ver Capitão América, imagine um filme que ele não vai entender nada?”, questiona.
Porém, para ela, não há problema em a religião ser ensinada na escola. “Acho que o mundo está tão difícil que isso tem que partir da família, mas se não for assim o colégio pode sim abordar esse tema na aula”.
Flávia, mãe de uma aluna de 7 anos da Escola Municipal Professor Luis Antonio de Sá Carvalho, acha que escolha também foi equivocada. “Não tem nada a ver, minha filha não vai se interessar”.
Depois da polêmica levantada, no fim da manhã a escola decidiu adiar o passeio ao cinema.
Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.



Notas do Spin Anunciante sobre as  unidades de ensino citadas:

A Uninassau:

Centro Universitário Maurício de Nassau é uma instituição privada de ensino superior mantida pelo Grupo Ser Educacional com 23 unidades em funcionamento no Norte e Nordeste do País. A Instituição possui mais de 50 opções de cursos de graduação, cursos preparatórios, pós-graduação (especialização) e técnicos, além do Ensino a Distância em diversos polos.
A Nassau, como é mais conhecida, surgiu em 1993, quando foi criado o Bureau Jurídico - Complexo Educacional de Ensino e Pesquisa, com o objetivo de preparar candidatos para concorridos concursos públicos. Mais tarde, surge o BJ Colégio e Curso, e em 2003, com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria 1109, do MEC, nasce oficialmente o Centro Universitário Maurício de Nassau.
A decisão de criar a Faculdade Maurício de Nassau, atualmente Centro Universitário, partiu do empreendedor José Janguiê Bezerra Diniz, um sonhador, empenhado no desenvolvimento de um projeto de educação superior de qualidade, que homenageou a figura do extraordinário empreendedor Maurício de Nassau reconhecida por todos os brasileiros e que residiu no Recife.

Com o mesmo empreendedorismo e ousadia do personagem histórico, em pouco mais de quatro anos de existência, a Faculdade Maurício de Nassau se consolidou como uma das instituições de ensino que mais crescia no Brasil, com campi em seis cidades do Nordeste. Em 2012, foi conferido à Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, o credenciamento como centro universitário, ao atender todas as exigências do Ministério da Educação (MEC) para a conquista da credencial. O MEC, através da portaria Nº 701 do ministro Aloizio Mercadante, atestou a nova etapa da instituição, agora UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Sobre a Escola Municipal Prof Luis Antonio De Sa Carvalho 

Está localizada na Goias, 1.362, Vila Celia. na cidade de Campo Grande– CEP:79020-101.O telefone da escola é (67) 3314-3996 e o email em.sacarvalho@semed.capital.ms.gov.br. A escola da rede municipal possui 340 alunos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Viraliza post sobre distribuição de ingressos de ‘Nada a Perder’


Um relato publicado no Facebook sobre a distribuição de ingressos para o filme Nada a Perder – que conta a trajetória do bispo evangélico Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus -, tem repercutido na internet. Até a tarde desta quarta (11), o post tinha mais de 6 100 compartilhamentos.
Na publicação do último dia 6, um jovem chamado Henrique Santana diz que estava na praça de alimentação do Shopping Tucuruvi, na Zona Norte, quando uma mulher lhe ofereceu uma entrada para o filme.
Primeiramente, Santana teria recusado. Depois, resolveu pesquisar sobre o longa e descobriu que o filme era sobre o bispo Macedo. “Fui atrás dela para ver se estava vendendo o ingresso ou só doando”, prosseguiu. “A mulher estava indo de mesa em mesa, com um monte de ingresso na mão, dando para quem quisesse ver a história sobre bullying e família do Edir Macedo. Peguei um e ela ‘Deus abençoe’.”
(…)
Procurada, a Igreja Universal informou que a informação de compra de entradas pela instituição não procede e que “não tem controle nem responsabilidade sobre o público que decide ir, ou não, às salas de cinema que estão exibindo ‘Nada a Perder’. Mas confirma, sim, que muito orgulhosamente, incentiva todos os seus membros e o público em geral a assistir ao filme, para que tenham a oportunidade de conhecer a verdadeira história do bispo Edir Macedo”.
Viraliza post sobre distribuição d ingressos nada a perder

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/viraliza-post-sobre-distribuicao-de-ingressos-de-nada-a-perder/